Assassino de Décio Sá diz ter certeza que há “gente da imprensa” envolvida no crime.


A declaração a priori não causa surpresa alguma, pois a venalidade de alguns que se diz da imprensa no Maranhão é conhecida do dia-a-dia em conversas na cidade.

Recentemente, descobriu-se uma organização criminosa destinada a desviar os recursos do Munícipio de Paço do Lumiar.

Advinha quem é um dos que dá proteção para a quadrilha?

A imprensa maranhense: Muitos radialistas, blogueiros e jornalistas do Maranhão,  recebendo propina (jabá) para silenciarem sobre os desvios de recursos públicos, COFIRA VOCÊ MESMO:
Propinas estas pagas com os recursos desviados.

Figura como beneficiados, blogueiros, jornalistas e radialistas.

Um da Rádio Capital que se diz jornalista, macula o nome dos poucos e verdadeiros jornalistas deste Estado, numa afronta à Lei, à ética e ao Ministério Público, ele declara em alto e bom som que é empregado ao mesmo tempo da Câmara Municipal de São Luís, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Paço do Lumiar e outros órgãos públicos.

Esbraveja dizendo que em seu programa fala quem ele quer, tira cidadãos do ar quando proferem denúncias contra aqueles que ele protege, além de desrespeito para com o ouvinte e as famílias.

Esquece ele que a Rádio é uma concessão pública. Esse radialista vive se lisonjeando, para obter estima ou prestígio. No caso de Paço do Lumiar seu comportamento na defesa dos Arosos como é patética.

As razões? Veja:
FOLHA EXTRA PAGA  COM DINHEIRO PÚBLICO PARA ALIMENTAR A REDE DE CORRUPÇÃO
Tem mais:
O blog da UMESP publicou documento que mostra o que os jornalistas recebem sem trabalhar para blindarem a prefeita, veja:


CONTRA-CHEQUES DO MES DE MARÇO DE 2012





 COMENTÁRIOS DE UM INTERNAUTA:
“MEU AMIGO LISBOA, VAMOS FAZER AS CONTAS DO HORARIO DA CATEGORIA, ISTO É QUANTAS HORAS O ME COMPRE UM BODE E ME COMPRA UM CABRITO, TERIAM QUE TRABALHAR, PARA NOS OS BESTAS SUSTENTA-LOS, ELE E A GAND DA PREF: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMMIAR: DAS 5:OOHS DA MANHA ATÉ AS 9:00HS(QUATRO HORAS JA SE FORAM). CAMARA MUNICIPAL DE SAO LUIS: (9:10 AS 13:10). ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: (13:20 AS 17:20); AQUELA OUTRA PREFEITURA QUE O MESMO USA OS SEUS INSTRUMENTOS DE TRABALHOS PARA ENGANAR OS VELHINHOS E AS VELHINAS, FINGINDO SER SÉRIO (BRINCADEIRINHA) 17:30 AS 21:30; PARABA EXAUSTIVA PARA ALMOÇO, QUE POR FAZER HORAS EXTRAS, SO TEM UMA HORA: 21:40 AS 22:40; TEMPO PARA CUIDAR DO REBANHO: 22:50 AS 0:50; OS HOMI TEM QUE DORMIR PARA COMEÇAR O DIA SEGUINTE DISPOSTO, CHEGAR EM CASA, TOMAR UM BANHO, ASSISTIR O NOTICIARIO DA MADRUGADO E TIRAR UMM COCHILO PARA ESTAR NO PRIMEIRO TRABALHO. VIU COMO É FACIL ADMINISTRAR O HORARIO? E AINDA DIZEM QUE O APELIDO DO MESMO É FANTASMA, SEI NÃO EM? SOMENTE AQUI NO MARANHAO, É QUE ACONTECE DESTAS E AINDA AMEAÇA DE POLIÇA PRA AMEDRONTAR OS BESTAS QUE NÃO SABE DE NADA. OH MEU MARANHAO...

Já existindo este precedente de alguns da imprensa do Maranhão e de blogueiros no caso de Paço do Lumiar e considerando que as propinas pagas são exatamente para encobrir e silenciar sobre irregularidades no trato com recursos públicos por prefeitos, secretários, empresários e agiotas, a polícia e o Ministério Público devem investigarem esta conexão da imprensa com o crime.

No geral este tipo jornalismo venal e muitos blogueiros vivem da extorsão de gestores corruptos, que para não serem denunciados ou criticados no dia-a-dia são obrigados a ceder e pagar o jabá (propina) para calar o pseudo jornalista, radialista ou blogueiro.

Em lúcido artigo, o jornalista Roberto Kenard escreve sobre a extorsão praticada por blogueiros e jornalistas no Maranhão, diz ele:
Caso Décio Sá: Blogueiros tentavam extorquir agiotas

Os leitores sabem que condeno o corporativismo. Por que haveria de aceitar no meio jornalístico?

O assassinato do jornalista Décio Sá é uma grande oportunidade para separar jornalistas de picaretas. Jornalistas de chantagistas. Jornalistas de amigos de bandidos. Escrevi aqui, no dia 25 de abril, o artigo “O subjornalismo de chantagem deveria estar de orelha em pé” (o leitor pode rever aqui).

Só que há mais um detalhe. Com o surgimento da internet nasceu a oportunidade de um número muito maior de pessoas poderem apresentar suas opiniões, suas reivindicações e suas indignações. Ótimo. Mas, como toda boa novidade, apareceu o lado sombrio. No Maranhão, qualquer picareta que não é jornalista tratou de fazer um blog. Era a oportunidade de tomar dinheiro. Assim, proliferaram como coelhos blogues para chantagear e tomar dinheiro de homens públicos não dignos, de empresários safados e de bandidos.

Claro que daí não poderia sair coisa boa. Claro que havia todas as possibilidades de nascer uma tragédia.

Escrevi aqui, após a morte de Décio Sá, que havia “jornalistas”, assim, entre aspas, e blogueiros envolvidos. Houve quem tratasse logo de responder que o secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, já dissera que não havia jornalistas envolvidos na morte de Décio Sá. Pois é, só que eu não disse que havia “jornalistas” e blogueiros envolvidos diretamente na morte de Décio Sá. Referia-me ao envolvimento com agiotas.

Pois bem, meus caros e minhas caras, há inúmeros blogueiros, sim, envolvidos com essa gente. E vou dar uma informação em primeira mão: a polícia tem gravações de blogueiros tentando extorquir agiotas, entre eles Gláucio Alencar, um dos suspeitos de mandar matar Décio Sá. Se a polícia não divulgou até agora é porque acredita que isso jogará fumaça nas investigações. Mas tem as informações que estou expondo.

Escrevi isso e surgiu o depoimento de Gláucio Alencar. E o que estava lá? Justamente, um blogueiro sendo acusado pelo próprio Gláucio de tentar extorqui-lo. Registre-se que os blogueiros que tiveram acesso ao depoimento trataram de esconder o fato e o nome do blogueiro. Houve, se não estou enganado, uma exceção. Pois este blog, que não abre mão de dar às palavras o peso que elas têm, divulgou o fato, o nome e a foto do blogueiro (pode ser revisto aqui).

Pois agora, como acabo de dizer, fiquei sabendo que há mesmo outros blogueiros envolvidos com chantagem de agiotas. E que a polícia sabe quem são e tem até, em alguns casos, registros gravados.
Quem tem blog e pratica jornalismo (sem aspas) só pode desejar que a polícia cumpra seu papel e mostre quem é quem nesses episódios. É a única forma de fazer uma varredura e separar o joio do trigo. Os leitores que querem notícias não forjadas e os jornalistas decentes irão agradecer.


Reflitamos sobre isto.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade