MEC anunciou a suspensão de vestibulares de 207 cursos superiores do País.


Punição faz parte de novo pacote de regulação da qualidade do ensino superior. Ao todo, 207 cursos avaliados pelo Enade em 2011 terão vestibulares cancelados.

 

O Ministério da Educação anunciou a suspensão de vestibulares de 207 cursos superiores do País. Juntos, eles poderiam receber até 30 mil novos alunos em 2013. A punição é resultado de um novo pacote de medidas que serão adotadas pelo governo para controlar a qualidade das instituições de ensino superior do País.


Essas graduações fazem parte de um grupo de 672 cursos que tiveram desempenho insuficiente no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2011. Entre eles, 124 são de instituições federais e 548 da rede privada. Todos terão de assinar um termo de compromisso para acabar com as deficiências dos cursos, receberão visitas de especialistas para conferir o cumprimento do acordo e não poderão aumentar o número de vagas oferecidas nos processos seletivos.

O CPC é calculado a partir das notas no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a infraestrutura do curso, a organização didático-pedagógica das graduações e a avaliação dos professores (número de mestres, doutores e o regime de trabalho deles). São esses três aspectos que serão avaliados no processo de supervisão.

O indicador varia em escala de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.

A avaliação dos cursos é feita a cada três anos. As áreas são divididas em três grupos, um avaliado a cada ano. Em 2001, foram avaliados em 2011 as áreas de biologia, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia, química, licenciatura em educação física, arquitetura e urbanismo, licenciatura em artes visuais, computação; oito grupos de diversos cursos de engenharia e cursos tecnológicos das áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

RANKING DE ALGUMAS FACULDADES MARANHENSES
RANKING
INSTITUIÇÃO
SIGLA
REDE
IGC
IGC FAIXA
INDICADOR
1036º
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
FAMA
Privada
2,13
3
Razoável
1428º
FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE IMPERATRIZ
FAMA
Privada
1,84
2
Insatisfatório
2088º
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
FACEMA
Privada
SC
SC
Sem conceito
862º
FACULDADE DO MARANHÃO
FACAM-MA
Privada
2,24
3
Razoável
529º
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
IFMA
Pública
2,50
3
Razoável


* ICG: Índice Geral de Cursos da Instituição
* NR: Unidade com cursos não reconhecidos até 30/09/2012
* SI: Sob Investigação
* SC: Sem Conceito

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade