Cenário para mercado de trabalho é preocupante, afirma IBGE.

RIO  -  
A conjuntura do mercado de trabalho “não é favorável” e dados do setor indicam um cenário “preocupante”, avalia o coordenador de trabalho e rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

“Os resultados apresentam estabilidade. É frustrante observar a perda no ritmo de avanço do mercado de trabalho. O cenário hoje não é favorável”, disse Azeredo. “O mercado de trabalho não está deteriorado, mas o ritmo de avanço desse setor. A PME nos indica que a geração de emprego vem sendo suficiente para manter o emprego, não para ofertar mais oportunidades”, completou ele. 
A PME também mostrou que, entre maio e junho, a indústria foi o setor que mais demitiu. Segundo a pesquisa, a população ocupada pela indústria caiu 3,3%, o que representou a demissão de 120 mil trabalhadores. Azeredo explica que junho costuma ser um mês de contratação para a indústria, visando à demanda que cresce usualmente devido ao fim do ano. 
Cerca de metade das demissões foi feita em São Paulo, onde houve 63 mil ficaram sem emprego. O impacto dessas dispensas pode se replicar em indústrias de outras regiões metropolitanas do país e em outros setores, como serviços. “É uma situação preocupante. Com certeza, esse movimento na indústria de São Paulo vai ter um rebate em outras indústrias do país e em outros setores, como o de serviços. A indústria de São Paulo é uma grande consumidora de indústrias e serviços de outras regiões”, afirmou o especialista do IBGE.
Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou que a taxa de desocupação subiu de 5,8% para 6% na passagem de maio para junho, variação que indica estabilidade, na visão do instituto.
Em junho, o percentual de pessoas ocupadas em relação à População em Idade Ativa (PIA) ficou estável em 53,7%. Dessa forma, o nível médio de ocupação foi de 53,9% no primeiro semestre de 2013, ao passo que, em igual período do ano passado, era 53,7%. A taxa de desocupação média do ano também recuou e ficou em 5,7%, abaixo dos 5,9% apurados em igual período do ano passado.
 © 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade