O DESABAFO DE UMA VIÚVA: TSE se junta à crise ética e moral que se abate sobre instituições do Brasil.

Após esdrúxula e vergonhosa decisão do TSE em arranjar um jeito de muda jurisprudência e salvar 11 governadores da cassação, a viúva do Governador Jackson Lago (in memoriam) faz um desabafo:

Clay Lago, veio a público manifestar
sua indignação com decisão do TSE
.
“O Instituto Jackson Lago vem a público expressar sua indignação com a recente decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que por sua repercussão jurídica considerou inconstitucional a cassação do mandato de Jackson Lago em 17 de abril de 2009.

Dois anos após o falecimento de Jackson, o TSE volta atrás em um entendimento consolidado desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

O mais grave e que depõe contra a Justiça-instituição é o fato de essa decisão beneficiar a atual governadora do Maranhão em processo de cassação por abuso de poder econômico naquele Tribunal e com parecer favorável do Ministério Público Federal.

Fica transparente que as decisões judiciais no âmbito eleitoral não são técnico-legais, mas estreitamente vinculadas aos interesses políticos em jogo.

O TSE se junta à crise ética e moral que se abate sobre as principais instituições políticas da República Federativa do Brasil, incapazes de responder às exigências da sociedade mobilizada e de cumprir os princípios republicanos mais básicos, como a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a transparência. Mais uma vez a lei no Brasil é torcida e a Justiça se mantém nos mesmos quadros criticados pelo poeta Gregório de Matos no século XVII: injusta.”

São Luís, 21 de setembro de 2013
Clay Lago, Presidente do Instituto Jackson Lago

Na prática, o TSE decidiu que a cassação do mandato do então governador Jackson Lago, em abril de 2009, foi inconstitucional.

Tarde demais para o velhinho, cuja morte foi abreviada por esse tribunal. Após sofrer tamanha injustiça, Jackson Lago teve doença agravada vindo a falecer, deixando um legado de honestidade.

O mesmo não podemos dizer daqueles que o cercavam.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade