TRIBUNAIS DE CONTAS: Vínculo pesado com as forças políticas que nomeiam seus Conselheiros.

Do Folhapress.

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, deputado Francisco Praciano (PT-AM), protocolou uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que submete os tribunais de contas à fiscalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações são da Agência Câmara. 

Pouco mais de 200 deputados assinaram a PEC que mexe profundamente com a composição e fiscalização dos tribunais de contas. A proposta foi sugerida pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas.
 
Para Praciano, os tribunais de contas perderam totalmente a credibilidade junto ao povo brasileiro. 

"Inúmeras decisões desses órgãos não possuem nenhuma sintonia com os recentes brados contra a corrupção feitos pelas multidões em várias cidades do país. São órgãos lentos e deficientes que andam de costas para a sociedade, gastam uma fábula de recursos para manterem seus suntuosos prédios e seus milhares de servidores, sem, contudo, conseguirem superar anos de atraso", reclama o deputado. 

INDICAÇÕES 
Outro problema envolvendo esses tribunais - principalmente os tribunais de contas dos estados - de acordo com Praciano, é a existência de vínculos entre os integrantes dessas cortes e as forças políticas responsáveis por suas nomeações. "Da forma como é hoje, os governadores são responsáveis, na prática, pela escolha de cinco dos sete conselheiros de contas que compõem cada um desses tribunais." 

O resultado, segundo Praciano, reflete-se no perfil desses tribunais "onde 25% deles não possuem formação adequada e 80% compõe-se de ex-governadores, ex-senadores, deputados, prefeitos, secretários de estado ou vereadores." 

A PEC determina que o CNJ, que hoje é o órgão de controle externo do Poder Judiciário, seja também órgão fiscalizador dos tribunais de contas. 


Além disso, a PEC também prevê mudança na escolha dos conselheiros, estabelecendo que, dos sete conselheiros, seis sejam escolhidos dentre auditores e membros do Ministério Público de Contas.  

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade