O PERFIL, A FUNÇÃO E OS DESAFIOS DAS 3 DESEMBARGADORAS QUE ASSUMIRAM O TJMA.

Para não haver conflitos, basta cada uma dançar em seu quadrado e fazerem uma administração compartilhada como fez o Desembargador Guerreiro Junior.

—————————————————————————————

Desª. Cleonice Silva Freire


Pelo artigo 25 do Regimento do TJMA, tem a competência de administrar todas as atividades de funcionamento do tribunal, ressalvado a competência do Plenário. Ingressou na Magistratura em 1981.
Dedicada no que faz, idealizou, projetou e participou ativamente da criação de uma instituição que abriga crianças de até dois anos de idade, a “Casa da Criança Menino Jesus”. Em 02 de outubro deste ano de 2013, foi eleita Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão para o biênio 2014/2015.

Em seu discurso de posse, a Desembargadora Cleonice disse que as três mulheres que ora assumem a direção do TJMA o faz não para substituir ou superar os homens, mas apenas o direito das mulheres participarem da vida coletiva. 

RECONHECIMENTO DO TRABALHO DO ANTECESSOR.
"Assumimos a presidência do Tribunal com a responsabilidade de substituir um grande presidente, o Desembargador Antonio Guerreiro Junior, que deixou viva nesta casa a sua marca de trabalho, dedicação e competência", declarou Cleonice Freire.
———————————————————————————————–

Desª. Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz



Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz iniciou suas atividades judicantes em 1978, pela comarca de Vargem Grande. Chegou à capital em 1992, onde atuou na 2ª Vara Cível. Chegou ao Tribunal de Justiça após 26 anos de magistratura. Foi promovida por merecimento no dia 31 de março de 2004 após várias manobras para impedi-la de ser desembargadora . Em 02 de outubro deste ano de 2013, foi eleita Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão para o biênio 2014/2015.

Pelo artigo 27 do Tribunal de Justiça do Maranhão, tem a função de Substituir a presidente Cleonice em suas faltas; decidir sobre quaisquer questões relacionadas à distribuição dos processos e relatar processos de exceção de impedimento e de suspeição de desembargadores, etc.

———————————————————————————————

Desª. Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa


Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa ingressou na magistratura em 1986. foi diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa no biênio 1994/1995. Eleita desembargadora, em 2001. Em 02 de outubro deste ano de 2013, foi eleita Corregedora Geral de Justiça do Estado do Maranhão para o biênio 2014/2015.

Pelo artigo 29 do Regimento do TJMA tem a incumbência de fiscalizar e disciplinas as atividades de todos os juízes de 1º grau das justiça estadual do Maranhão. E também decidir sobre matéria administrativa relativa aos servidores da Justiça de 1° grau e aos funcionários do quadro da Justiça de 2° grau lotados na Corregedoria Geral da Justiça, ressalvada a competência do Plenário, do presidente e dos juízes de direito.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade