PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR FIRMA PARCERIA COM A UFMA PARA DESENVOLVIMENTO DE MARICULTURA (CULTIVO DE MARISCOS).


A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, assinou nesta sexta-feira (14) um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (SEPAQ), para o desenvolvimento da atividade de maricultura no município.

A parceria firmada tem o objetivo de promover ações que fomentem a ampliação de benefícios destinados às marisqueiras, permitindo, dentre outras coisas, a disponibilização de equipes de apoio técnico, espaço físico, equipamentos e apoio logístico nas atividades de cultivo de moluscos existentes na região. A partir das ações promovidas, pretende-se assegurar a geração de emprego renda das comunidades que vivem da atividade extrativista, sem que haja comprometimento ambiental da área, a partir de uma exploração sustentável do recurso natural.

“Essa é mais uma ação de geração de renda para nossos moradores, a partir da valorização de nosso potencial, com conscientização para o uso racional de nossos recursos nativos”, destacou na ocasião o prefeito Josemar Sobreiro. Para a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Rosany Aranha, a parceria irá garantir subsistência aos extrativistas da região.“Este é mais um passo que damos para a melhoria da qualidade de vida dos luminenses. Com cooperação técnica, nosso marisqueiros deixarão de ser simples coletores para se tornarem produtores de fato”, assegurou.

Pesquisa e Extensão - O convênio assinado prevê ainda a criação uma fazenda escola marinha na região do Timbuba, onde serão realizadas pesquisas a serem conduzidas das pelos cursos de Biologia, Engenharia de Pesca e Oceanografia, vinculados às instituições de ensino Ufma, Uema e Ifma.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade