A pedido do do deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) aprovou ontem (02.04) comissão parlamentar para mediar greve da PM no Maranhão.

Requerimento de Dutra para
 mediar greve da PM no Maranhão
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) aprovou ontem (02.04), o requerimento do deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA) de criação de uma Comissão de Representação para ir ao Maranhão com o objetivo de mediar à greve da Polícia Militar, decretada no Estado desde a noite do dia 26 de março. No documento, o parlamentar destacou a pauta dos militares, que exigem jornada de trabalho, aumento salarial e condições de trabalho.

“Com o menor efetivo de policial do país, os policiais militares maranhenses pedem implantação de reajuste de 18%, mesmo percentual que foi concedido a servidores de outras categorias, e das perdas salariais; além de mudanças nos critérios de escalonamento, promoção e jornada de trabalho, adicional por periculosidade, substituição dos coletes balísticos e das munições que estão sendo usados com prazo de validade vencido. Falta armamento e até fardas para os policiais”, pontuou o deputado Dutra.

A paralisação dos servidores da Segurança Pública ocorre um mês depois da primeira manifestação de insatisfação com os reajustes propostos pelo governo. No dia 26 de fevereiro, também após assembleia-geral, os policiais realizaram um ato público em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, no Centro Histórico da capital.

“A Polícia Militar está paralisada em todo o estado, acampada na Câmara Municipal de São Luís, e nas principais cidades pobres do estado. O Governo do Estado, ao invés de estabelecer uma mesa de negociações, optou pela repressão aos policiais, determinando a prisão do Coronel Melo, e abrindo processo disciplinar contra vários soldados e cabos, a exemplo do Soldado Leite e do Cabo Campos”, completou o parlamentar no documento.

Segundo o deputado, diante do impasse, com possibilidade de confronto entre militares, e considerando a completa desproteção da população, torna-se mais que prudente que esta comissão designe alguns de seus membros para se dirigir ao estado do Maranhão com o objetivo de construir soluções para o impasse existente. O parlamentar espera ainda, que na próxima semana a comissão indique os representantes para irem ao Maranhão.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade