PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INTERDIÇÃO DE LIXÃO POR GRUPO POLÍTICO.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, consciente da essencialidade dos serviços de coleta de lixo, vem a público esclarecer que nos últimos três dias, o recolhimento dos resíduos sólidos em todo o município vem sendo comprometido pela interdição do lixão por um grupo de pessoas residentes nos arredores do local de acesso ao desbordo do lixo.

Esclarece, ainda, que a aludida interdição se deve ao fato de um grupo isolado de pessoas da comunidade da Pindoba e Iguaiba vem se insurgindo contra a instalação do Aterro Sanitário naquela localidade, inviabilizando, desse modo, a destinação adequada do lixo produzido no município.

A interdição da via de acesso ao local de rejeito dos resíduos sólidos vem acarretando toda sorte de danos e transtornos à saúde pública dos demais cidadãos, razão pela qual se faz oportuno esclarecer que da parte do município todos os serviços de recolhimento do lixo se matem regularmente ativo, de modo que o acúmulo de resíduos nos locais de coleta das residência se deve unicamente à atuação de alguns populares que impedem a passagem e descarrego dos resíduos no lixão.

A Prefeitura de Paço do Lumiar se mantem atenta ao enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos durante todas as gestões que antecederam.
A instalação do aterro sanitário constitui meta importante e que irá eliminar o lixão que ainda existente no município, observando, assim, aos ditames da Lei que institui a Política Nacional das Resíduos Sólidos. Para tanto, a Prefeitura de Paço do Lumiar foi pioneira na instituição de seu Plano Municipal, criando instrumentos de planejamento municipal para o gerenciamento de seus Resíduos Sólidos.

Todavia, até que se implante o aterro sanitário, que demanda investimento e a destinação de recursos públicos, o município precisa manejar os seus resíduos sólidos, razão pela qual, o Tribunal de Justiça do Estado, visando prevenir danos e prejuízos ao interesse público, proferiu decisão que permite à Prefeitura o transbordo dos resíduos sólidos no lixão ate que seja instalado o aterro sanitário.

Por fim, solicitamos a compreensão da população e reiteramos que, no menor espaço de tempo possível, a coleta estará totalmente normalizada, pondo fim aos transtornos causados, oportunidade em que pedimos que continuem acondicionando o lixo em frente às suas residências, nos dias e horários nos quais o caminhão costuma fazer o recolhimento.

JOSEMAR SOBREIRO OLIVEIRA

Prefeito

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade