São Luís sediará Curso de Gestão de Projetos Urbanos do Ministério das Cidades.

São Luís sediará etapa única do Programa de Gestão de Projetos Urbanos do Ministério das Cidades


O Secretário Executivo do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades, Cláudio Trinchão, participará da abertura da etapa Nordeste do Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos. O curso será o único da etapa presencial em toda a região, e tem como meta reunir dirigentes e gestores da administração municipal do Nordeste. O curso será ministrado nas instalações da FIEMA - Casa da Indústria Albano Franco, em São Luís, do dia 09 a 12 de junho. As inscrições já se encerraram, e aproximadamente 500 pré-inscrições foram realizadas para o preenchimento de 200 das vagas ofertadas pelo Ministério das Cidades.

Trata-se de uma grande oportunidade para que os gestores maranhenses possam usufruir desse curso de aperfeiçoamento no segmento público, uma vez que, São Luís foi contemplada pelo Ministério das Cidades para sediar o mesmo. 
O Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC) tem como foco o aprimoramento do trabalho das equipes municipais por meio de um conjunto de informações necessárias para estruturação e apresentação de projetos vinculados às ações apoiadas pelo Ministério das Cidades.
Nesta etapa, o projeto será desenvolvido em quatro módulos, a começar pelo tema: “Diagnóstico sobre o Desenvolvimento Urbano nos municípios brasileiros e a necessidade de concepção e implementação de projetos”, e em seguida, o “Elementos Básicos para a Concepção e Implementação de Projetos”. Por final, os temas “Estruturação de Propostas de Projetos” e “Elementos a observar na leitura dos manuais de acesso aos recursos” encerrarão a etapa.
Além dos temas acima, os participantes optaram, no ato da inscrição, por uma das quatro oficinas temáticas disponibilizadas de forma simultânea, sobre os seguintes temas: Saneamento, Habitação, Mobilidade Urbana e Regularização Fundiária.
 Etapas:
 Curso I – O Ministério das Cidades: Estruturas e Políticas sob sua Responsabilidade.
 Curso II – Projetos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento.
 Curso III – Operações decorrentes de financiamentos.
Curso IV – Projetos no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV
Curso V – Transferências voluntárias.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/06

14h às 15h –Credenciamento

15h às 16h -Módulo 01 - Diagnóstico sobre o desenvolvimento urbano nos municípios brasileiros e a necessidade de concepção e implementação de projetos

Eglaísa Micheline Pontes Cunha

16h às 17h30- Dinâmica

17h30 às 18h -Intervalo para café

18h às 19h - Cerimônia de Abertura: Ministério das Cidades, Caixa e FIEMA.

Módulo Especial - Palestra sobre Programas e Ações do Ministério das Cidades

Dia 10/06
 9h às 15h30 - Módulo 02 -Elementos Básicos para a Concepção e Implementação de Projetos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo
10h30 às 10h45 - Intervalo para café
12h às 14h - Almoço
15h30 às 15h45 - Intervalo para café
15h45 às 18h - Oficinas Temáticas

Dia 11/06

9h às 12h- Módulo 03 - Estruturação de Propostas de Projetos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo

10h30 às 10h45 - Intervalo para café

12h às 14h - Almoço

14h às 18h - Oficinas Temáticas

Dia 12/06

9h às 10h45- Módulo 04 - Elementos a observar na leitura dos manuais de acesso aos recursos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo

10h30 às 10h45 -Intervalo para café

10h45 às 12h - Dinâmica

12h às 14h - Almoço

14h às 18h - Oficinas Temáticas

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade