Compatilhar

terça-feira, 9 de junho de 2015

São Luís sediará Curso de Gestão de Projetos Urbanos do Ministério das Cidades.

São Luís sediará etapa única do Programa de Gestão de Projetos Urbanos do Ministério das Cidades


O Secretário Executivo do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades, Cláudio Trinchão, participará da abertura da etapa Nordeste do Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos. O curso será o único da etapa presencial em toda a região, e tem como meta reunir dirigentes e gestores da administração municipal do Nordeste. O curso será ministrado nas instalações da FIEMA - Casa da Indústria Albano Franco, em São Luís, do dia 09 a 12 de junho. As inscrições já se encerraram, e aproximadamente 500 pré-inscrições foram realizadas para o preenchimento de 200 das vagas ofertadas pelo Ministério das Cidades.

Trata-se de uma grande oportunidade para que os gestores maranhenses possam usufruir desse curso de aperfeiçoamento no segmento público, uma vez que, São Luís foi contemplada pelo Ministério das Cidades para sediar o mesmo. 
O Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC) tem como foco o aprimoramento do trabalho das equipes municipais por meio de um conjunto de informações necessárias para estruturação e apresentação de projetos vinculados às ações apoiadas pelo Ministério das Cidades.
Nesta etapa, o projeto será desenvolvido em quatro módulos, a começar pelo tema: “Diagnóstico sobre o Desenvolvimento Urbano nos municípios brasileiros e a necessidade de concepção e implementação de projetos”, e em seguida, o “Elementos Básicos para a Concepção e Implementação de Projetos”. Por final, os temas “Estruturação de Propostas de Projetos” e “Elementos a observar na leitura dos manuais de acesso aos recursos” encerrarão a etapa.
Além dos temas acima, os participantes optaram, no ato da inscrição, por uma das quatro oficinas temáticas disponibilizadas de forma simultânea, sobre os seguintes temas: Saneamento, Habitação, Mobilidade Urbana e Regularização Fundiária.
 Etapas:
 Curso I – O Ministério das Cidades: Estruturas e Políticas sob sua Responsabilidade.
 Curso II – Projetos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento.
 Curso III – Operações decorrentes de financiamentos.
Curso IV – Projetos no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV
Curso V – Transferências voluntárias.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/06

14h às 15h –Credenciamento

15h às 16h -Módulo 01 - Diagnóstico sobre o desenvolvimento urbano nos municípios brasileiros e a necessidade de concepção e implementação de projetos

Eglaísa Micheline Pontes Cunha

16h às 17h30- Dinâmica

17h30 às 18h -Intervalo para café

18h às 19h - Cerimônia de Abertura: Ministério das Cidades, Caixa e FIEMA.

Módulo Especial - Palestra sobre Programas e Ações do Ministério das Cidades

Dia 10/06
 9h às 15h30 - Módulo 02 -Elementos Básicos para a Concepção e Implementação de Projetos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo
10h30 às 10h45 - Intervalo para café
12h às 14h - Almoço
15h30 às 15h45 - Intervalo para café
15h45 às 18h - Oficinas Temáticas

Dia 11/06

9h às 12h- Módulo 03 - Estruturação de Propostas de Projetos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo

10h30 às 10h45 - Intervalo para café

12h às 14h - Almoço

14h às 18h - Oficinas Temáticas

Dia 12/06

9h às 10h45- Módulo 04 - Elementos a observar na leitura dos manuais de acesso aos recursos - Andrea Naritza Silva Marquim de Araújo

10h30 às 10h45 -Intervalo para café

10h45 às 12h - Dinâmica

12h às 14h - Almoço

14h às 18h - Oficinas Temáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário