Blog do Edgar Ribeiro: Corregedora do TJ viabiliza expedição online de certidão da Justiça de 1º grau do Maranhão.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Corregedora do TJ viabiliza expedição online de certidão da Justiça de 1º grau do Maranhão.

Compartilhe esta postagem!



Corregedora Anildes Cruz durante sessão do Pleno do TJMA.
 (Foto: Ribamar Pinheiro).
Durante sessão administrativa do Pleno do TJMA, na última quarta-feira (19), a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, propôs a expedição eletrônica de certidões das ações penais, de improbidade administrativa e fins eleitorais no âmbito da Justiça de 1º grau do Maranhão. 

O sistema de emissão eletrônica de certidão já é utilizado pelo TJMA na Justiça de 2º Grau, conforme dispõe a Resolução nº 14/2014. Segundo a corregedora Anildes Cruz, a crescente demanda na expedição de certidões é uma das justificativas para a mudança. “Verificamos a possibilidade de extensão desse serviço ao cidadão usuário da Justiça de 1º grau, pela praticidade do acesso à informação”, justificou a corregedora.

Para o coordenador de Planejamento Estratégico da CGJ, juiz Gladiston Cutrim, a viabilidade de expedição da certidão eletrônica de Distribuição dessas ações está garantida, conforme estudos realizados previamente pela Divisão de Informática. “A medida amplia os serviços oferecidos pela Justiça estadual à população e facilita o acesso do cidadão ao seu direito”, pontuou o juiz Gladiston Cutrim.

A certidão será expedida gratuitamente pela internet através do portal do Poder Judiciário. O acesso à pesquisa ocorrerá no mesmo padrão utilizado atualmente pelo segundo grau, onde será disponibilizada certidão única, contemplando o 1º grau (incluindo os Juizados especiais criminais) e 2º Grau de jurisdição.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Deixe seu Comentário Aqui!