O Rio de Janeiro está em crise! Qual crise?

Desfile do Cordão da Bola Preta, no Centro do Rio (Foto: Fernando Maia/RioTur)

Sexta (24)

Zona Sul

Rola Preguiçosa Bloco Rola Preguiçosa sairá de Ipanema, com concentração às 18h na Rua Maria Quitéria, esquina com a Avenida Epitácio Pessoa. O bloco seguirá às 20h em desfile pela Rua Maria Quitéria, Avenida Visconde de Pirajá e Rua Vinicius de Moraes. O percurso será bloqueado durante a passagem do bloco entre 18h e 23h.

Para garantir a segurança dos foliões, o estacionamento estará proibido das 18h de quinta-feira, dia 23 de fevereiro, às 21h de domingo, dia 26 de fevereiro, nas seguintes vias:

• Rua Maria Quitéria, em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Rua Nascimento Silva e a Rua Prudente de Moraes.

• Rua Garcia D'ávila, em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Rua Nascimento Silva e a Avenida Vieira Souto.

Banda do Lido

A Banda do Lido sai em Copacabana, com concentração às 16h na Rua Ronald de Carvalho, entre Rua Viveiros de Castro e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Às 19h o desfile seguirá pela Rua Ronald de Carvalho, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Prado Junior, Avenida Atlântica, Rua Duvivier, Rua Ministro Viveiros de Castro e Rua Ronald de Carvalho até origem.

Os veículos de passagem devem evitar a região, se for necessário acessar o bairro, os veículos devem seguir preferencialmente pela Rua Tonelero.

Centro

Blocos na Rua México

Na sexta-feira três blocos irão desfilar na Rua México até a altura da Rua Santa Luzia. O Bloco dos Aposentados, Bloco Vestiu uma Camisinha Listrada e saiu e os Embaixadores da Folia irão concentrar às 15h, 16h e 17h, respectivamente, no Buraco do Lume. E seguirão em desfile a partir das 17h, 19h e 20h. Os desfiles tem previsão de término à 00h.

Sábado (25)

Zona Sul

Bloco da Favorita + Empolga às 9

O Bloco da Favorita ocorrerá na Avenida Atlântica. A concentração inicia às 9h da manhã na Avenida Atlântica altura da Rua Francisco Sá, a partir das 10h o bloco segue em desfile até a altura da Rua Figueiredo de Magalhães. O término do bloco está previsto para as 15h.

No mesmo horário ocorrerá o bloco Empolga às 9 cm concentração na Avenida Atlântica na altura da Avenida Rainha Elizabeth.

Para a realização desses dois blocos, a Avenida Atlântica será bloqueada, ambas as pistas, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Siqueira Campos a partir das 8h.

O estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Sá e a Av. Princesa Isabel, está proibido desde as 6h do dia 18 de fevereiro de 2017 até às 21h do dia 28 de fevereiro, terça-feira, para desviar o tráfego vindo de Ipanema nos dias de bloco na Avenida Atlântica.

Bloco do Barbas + Rebarbas

Em Botafogo, o Bloco dos Barbas ocorrerá entre às 14h e 19h. A concentração será na Rua Assis Bueno, esquina com Arnaldo Quintela às 14h. O desfile seguirá pela Rua Arnaldo Quintela, Rua da Passagem e Rua General Góes Monteiro.

Durante a passagem dos blocos essas vias serão fechadas e os veículos serão desviados pela Rua General Polidoro e Rua General Severiano. Além disso, a Rua Álvaro Ramos trabalhará em regime de mão dupla.

Na mesma região às 17h ocorrerá o Bloco Rebarbas que fica parado na Praça Mauro Duarte em Botafogo. A concentração desse bloco inicia às15h.

Escangalha

O Bloco Escangalha ocorrerá na Gávea com concentração às 9h na Rua Orsina da Fonseca, e seguirá em desfile a partir das 11h pela Rua Major Rubens Vaz, Rua Quintino Cunha e Praça Santos Dumont.

Para garantir a segurança dos foliões e os desvios de tráfego necessários, as seguintes vias terão estacionamento proibido das 18h de sexta, dia 24 de fevereiro, às 21h de terça-feira, dia 28 de fevereiro:

• Entorno da Praça Santos Dumont;

• Rua Quintino Cunha;

• Avenida Bartolomeu Mitre, ao longo do lado esquerdo, no trecho compreendido entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont;

• Rua Marquês de São Vicente, no trecho entre a Praça Santos Dumont e a Rua Vice-Governador Rubens Berardo;

• Rua Vice-Governador Rubens Berardo.

Banda de Ipanema

Esquema de trânsito para a Banda de Ipanema (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Entre os blocos de grande impacto na Zona Sul, destaque para os desfiles da tradicional Banda de Ipanema. A concentração será no sábado às 16h e o desfile será das 17h30 às 22h em Ipanema.

O desfile do bloco segue pela Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento).

Para a concentração será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 16h.

Às 17h serão interditadas as duas pistas da Avenida Vieira Souto, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão ser desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais. Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.

Esquema de trânsito para a Banda de Ipanema (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Deverá ainda ser efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.

Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento será proibido a partir de 18h do dia 24 de fevereiro, sexta-feira, até às 21h da terça-feira, dia 28:

• Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Vieira Souto;

• Rua Joana Angélica, toda extensão (exceto na baia junto à Praça Nossa Senhora da Paz);

• Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, entre a Rua Tereza Aragão e Av. Vieira Souto;

• Rua Teixeira de Melo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

Já estão com estacionamento proibido:

• Rua Prudente de Moraes, lado esquerdo do sentido do tráfego.

• Rua Tereza Aragão, em ambos os lados.

Blocos na Glória e no Catete

No sábado ocorrerão três blocos na Glória e no Catete causando impacto no trânsito da região.

O Bloco Show do Antônio Carlos terá concentração na Rua Russel às 8h30 e a partir das 11h30 seguirá em desfile pela Rua do Russel, Largo da Glória, Av. Augusto Severo (junto às edificações), Rua Mestre Valentim e Avenida Luis de Vasconcelos (junto ao Passeio). O fim do desfile está previsto para as 14h30.

Já o Bloco “Fala que’u te escuto” iniciará às 15h com concentração na Rua da Glória esquina com a Rua Cândido Mendes e a partir das 16h seguirá pela Rua da Glória, Rua do Catete até altura da Rua Pedro Américo. Retorno pela Rua do Catete, Rua Antônio Mendes Campos, Largo da Glória e Avenida Augusto Severo até origem.

O Bloco Amigos do Catete irá se concentrar na Rua Dois de Dezembro esquina com a Rua do Catete às 16h e seguirá em desfile às 18h pela Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro, voltando ao local de concentração às 22h.

As vias serão bloqueadas durante a passagem dos blocos.

Barra da Tijuca

Carrossel de Emoções

O Carrossel de emoções terá concentração às 8h na Avenida do Pepê com a Avenida Érico Veríssimo e seguirá pela mesma avenida até a altura da Rua Olegário Maciel.

O desfile do bloco será das 10h às 15h, nestes horários os veículos devem utilizar, preferencialmente, a Avenida das Américas e a Avenida Ministro Ivan Lins na ligação com a Zona Sul.

Esquema de trânsito do Carrossel de Emoções na Barra (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

A Avenida do Pepê será bloqueada a partir das 7h e os veículos serão desviados pela Avenida Érico Veríssimo, Praça Professor José Bernardino, Avenida Gilberto Amado e Avenida Olegário Maciel.

Outros pontos de atenção

No mesmo dia do desfile do Carrossel de emoções, outros dois blocos de relativo impacto desfilarão nas proximidades:

• Blocão da Barra

O Blocão da Barra ocorrerá no mesmo horário que o Carrossel das Emoções na Praça São Perpétuo (Praça do Ó). O bloco fica parado na Praça entre às 9h e 12h.

• Eu sou normal, mas o côco é loko

Outro bloco que trará impacto na região da Barra no Sábado é o Bloco Eu Sou Normal, mas o Côco é Loko. O bloco é parado na Avenida Lúcio Costa, altura do nº 2940 no Quiosque Côco Loko.

Centro

Cordão da Bola Preta

O desfile do Cordão da Bola Preta ocorrerá no Centro. A concentração está marcada para as 8h de sábado na Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário. O desfile começará às 9h30 seguindo pela própria Rua Primeiro de Março, seguindo até a Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, onde encerra. O término do bloco está previsto para as 14h.

A partir das 7h, a Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar ou a Lapa.

Esquema de trânsito para o Cordão da Bola Preta (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

No momento da dispersão a Avenida Presidente Antônio Carlos será completamente bloqueada ao tráfego.

Zona Norte

Cordão Alegria da Tijuca

O Cordão Alegria da Tijuca ocorre na Tijuca entre às 18h e 22h, com concentração às 16h na Rua Afonso Pena, entre a Rua Dr. Satamini e a Rua Haddock Lobo. A Rua Afonso Pena no trecho da concentração ficará bloqueada das 16 às 18h.

O bloco segue pelas seguintes vias: Rua Afonso Pena, Rua Haddock Lobo, Rua Campos Sales, Doutor Satamini, São Francisco Xavier, Largo da Segunda-feira, Rua Haddock Lobo e Rua Afonso Pena.

No dia do bloco o estacionamento será proibido na Rua Haddock Lobo, entre a Rua Afonso Pena e a Rua Campos Sales e entre a Rua Maestro Villa-Lobos e a Rua Engenheiro Adel.

Outros pontos de atenção

No mesmo dia do desfile do Cordão Alegria da Tijuca, outros blocos de relativo impacto desfilarão nas proximidades. O Bloco Olha para mim acontece entre 14h e 20h na Praça Afonso Pena, o “Diversão Brasileira” no mesmo horário na Praça Xavier de Brito. Já o Bloco “Se não Guenta, por que veio?” iniciará a concentração às 15h na Rua Guaxupé na esquina com a Rua Uruguai e o “Chora 10” se concentrará às 16h na Rua São Miguel e seguirá em desfiles pelas ruas Santa Carolina, Avenida Maracanã, Rua São Rafael e Rua São Miguel a partir das 19h.

• Olha pra mim

O Blocão da Barra ocorrerá no mesmo horário que o Carrossel das Emoções na Praça São Perpétuo (Praça do Ó). O bloco fica parado na Praça entre às 9h e 12h.

• Eu sou normal, mas o Côco é Loko

Outro bloco que trará impacto na região da Barra no Sábado é o Bloco Eu Sou Normal, mas o Côco é Loko. O bloco é parado na Avenida Lúcio Costa, altura do nº 2940 no Quiosque Côco Loko.

Domingo (26)

Zona Sul

Bangalafumenga

O desfile do Bangalafumenga ocorrerá no Aterro no Flamengo. A concentração está prevista para as 8h no Aterro entre o MAM e a Marina da Glória, onde fica parado até o fim do desfile. O bloco terá inicio às 10h e término às 14h.

A área de lazer do Aterro do Flamengo será montada como todo o Domingo, das 7h às 19h.

Os veículos devem seguir pela Praia do Flamengo e Avenida Beira Mar.

Areia

O desfile do Areia ocorrerá no Leblon. A concentração está marcada para as 8h de domingo na Rua Dias Ferreira, entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza. Às 10h inicia o desfile que seguirá pela Rua Dias Ferreira e Avenida Ataulfo de Paiva, até a Rainha Guilhermina.

Os bloqueios de tráfego serão entre às 8h e 15h. A Rua Dias Ferreira será bloqueada entre a Avenida Bartolomeu Mitre e Avenida Ataulfo de Paiva e a Avenida Ataulfo de Paiva será bloqueada entre Rua Dias Ferreira e Rua Rainha Guilhermina.

No horário do desfile os veículos devem seguir preferencialmente pela Avenida Delfim Moreira ou Avenida General San Martin.

O estacionamento será proibido nas seguintes vias das 18h de sábado, dia 25 de fevereiro, às 21h de terça-feira, dia 28 de fevereiro:

• Rua Dias Ferreira;

• Rua General Venâncio Flores, entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Rua Dias Ferreira;

• Rua Humberto de Campos, entre a Rua General Artigas e a Rua General Venâncio Flores;

• Rua Humberto de Campos, entre a Rua General Venâncio Flores e a Rua General Urquiza;

• Avenida Ataulfo de Paiva, entre a Rua Dias Ferreira e a Rua Carlos Góis.

Que Merda é Essa ?

A concentração do bloco “Que merda é essa?” será na Rua Garcia D’Avila altura da Rua Nascimento Silva às 10h. O bloco sairá em desfile às 14h pelas vias: Rua Garcia D'avila, Avenida Vieira Souto, seguindo até a Rua Henrique Dummont. O término do bloco será às 16h.

Durante a passagem dos blocos essas vias serão interditadas e o tráfego será desviado pela Avenida Epitácio Pessoa.

Para segurança dos foliões, o estacionamento será proibido na Rua Nascimento Silva, entre a Rua Garcia D’avila e a Rua Aníbal de Mendonça, das 18h do dia 25 de fevereiro de 2017 às 21h do dia subsequente.

Simpatia é Quase Amor

A concentração do bloco Simpatia é Quase Amor será às 14h na Praça General Osório. O desfile inicia às 16h de domingo pela Rua Teixeira de Melo e Avenida Vieira Souto até a Rua Henrique Dumont. O término está previsto para as 20h.

Durante a concentração do bloco, será interditada a Rua Teixeira de Melo, no trecho compreendido entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá. No horário do desfile do bloco, a Avenida Vieira Souto ficará interditada em ambas as pistas. A Rua Gomes Carneiro, no trecho compreendido entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, terá sua mão de direção invertida a partir das 14h, durante a passagem do bloco pela Avenida Vieira Souto.

Esquema de trânsito para o Simpatia é Quase Amor (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Deve-se, sempre que possível, evitar a região durante a passagem do Bloco.

Ai, que vergonha!

O bloco “Ai, que vergonha!” desfilará em São Conrado e a concentração será às 16h na Avenida Prefeito Mendes de Moraes em frente ao Posto 12. O desfile seguirá pela mesma Avenida até a Avenida Aquarela do Brasil. O término esta previsto para às 21h.

No horário do bloco os veículos devem utilizar preferencialmente a Autoestrada Lagoa-Barra na ligação entre a Barra e a Zona Sul.

Cachorro Cansado

O Bloco Cachorro Cansado será no Flamengo com concentração às 16h na Praça José de Alencar. O desfile do bloco iniciará às 17h e seguirá pela Rua Marquês de Abrantes, Rua Marquês de Paraná, Rua Senador Vergueiro, Rua Barão do Flamengo e Praça José de Alencar, o término está previsto para às 22h.

Durante a passagem do bloco as vias serão bloqueadas e os desvios de tráfego serão feitos pela Praia do Flamengo e Praia de Botafogo.

Devido à movimentação do bloco, o estacionamento na Rua Marquês de Paraná será proibido das 18h de sábado, dia 25 de fevereiro, às 21h de terça, dia 28 de fevereiro de 2017.

Barra da Tijuca

Primeiro amor

O Bloco Primeiro Amor terá concentração às 8h na Avenida do Pepê com a Avenida Érico Veríssimo e seguirá pela mesma avenida até a altura da Rua Olegário Maciel.

O desfile do bloco será das 10h às 14h, nestes horários os veículos devem utilizar, preferencialmente, a Avenida das Américas e a Avenida Ministro Ivan Lins na ligação com a Zona Sul.

Esquema de trânsito do Bloco Primeiro Amor, na Barra (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

A Avenida do Pepê será bloqueada entre 8h e 14h e os veículos seriam desviados pela Avenida Érico Veríssimo, Praça Professor José Bernardino, Avenida Gilberto Amado e Avenida Olegário Maciel.

Buda da Barra
O bloco Buda da Barra terá concentração na Rua Jornalista Pierre Plancher às 9h e seguirá em desfile a partir das 12h pela Avenida Lúcio em ambas as pistas entre a Rua Jornalista Pierre Plancher e o n°4.350, próximo ao Posto 6.

No horário do bloco os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida das Américas. Os veículos que seguem pela Avenida lúcio Costa e destinam ao Recreio dos Bandeirantes deverão seguir: Avenida Lúcio Costa, Ponte Lúcio Costa, Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, Avenida das Américas, Trevo das Palmeiras, Avenida Ayrton Senna e Avenida Lúcio Costa. Já os veículos que seguem em direção à Praça do Ó deverão seguir: Avenida Lúcio Costa, Avenida Ayrton Senna, Trevo das Palmeiras, Mergulhão Billy Blanc, Avenida das Américas, Avenida Evandro Lins e Silva, Ponte Lúcio Costa, Avenida Lúcio Costa e Praça São Perpétuo – Praça do Ó.

Segunda (27)

Zona Sul

Corre atrás + Império da Cruzada

O Bloco “Corre atrás” e o “Império da Cruzada” ocorrem no Leblon na segunda-feira. O “Corre atrás” se concentrará às 7h na Rua Dias Ferreira, entre Avenida Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza. O desfile iniciará às 9h seguindo pela Rua Dias Ferreira e Avenida Ataulfo de Paiva, até a Rainha Guilhermina.

O local da concentração será bloqueado entre às 7h e 13h. No horário do desfile os veículos devem seguir preferencialmente pela Avenida Delfim Moreira ou Avenida General San Martin.

Devido à realização de outros blocos, o estacionamento já estará proibido no percurso desde as 18h de sábado, dia 25 de fevereiro.

O Bloco Império da Cruzada se concentrará às 14h na Rua Humberto de Campos entre Av. Afrânio de Melo Franco e Av. Borges de Medeiros. O desfile será das 16h às 20h, sem deslocamento.

Sargento Pimenta

O Bloco Sargento Pimenta ocorrerá no Aterro no Flamengo. A concentração está prevista para as 8h no Aterro entre o MAM e a Marina da Glória, onde fica parado até o fim do desfile. O bloco terá inicio às 10h e término às 14h.

Os bloqueios de tráfego serão entre 8h e 14h. A Avenida Beira Mar, pista sentido Centro junto ao Aterro, será bloqueada entre a Rua do Russel e a Avenida Rio Branco. Já o Aterro do Flamengo, Avenida Infante Dom Henrique, será bloqueada em ambos os sentidos, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo das 7h às 19h.

Sempre que possível os veículos devem evitar a região, pois apenas uma pista da Avenida Beira Mar estará aberta ao tráfego no sentido Centro.

Para atender as necessidades operacionais do bloco, será proibido o estacionamento das 21h de sábado, dia 25 de fevereiro, às 21h de terça-feira, dia 28 de fevereiro, nas seguintes vias:

• Avenida Beira Mar, entre a Praça Luís de Camões e a Avenida Rio Branco;

• Avenida Augusto Severo;

• Entorno da Praça Paris.

Bloco de Segunda

O Bloco de Segunda ocorre em Botafogo com concentração às 16h na Rua Marques, atrás da Cobal Humaitá e segue em desfile às 17h pela Rua Voluntários da Pátria, Rua Martins Ferreira, Rua São Clemente e com término na Rua Marques às 21h.

Devido ao desfile do bloco será proibido estacionamento na Rua Martins Ferreira, em ambos os lados da via, das 18h do dia 26 de fevereiro, sábado, às 21h do dia subsequente.

Blocos no Catete e no Flamengo

Na segunda-feira diversos blocos ocorrerão concomitantemente no bairro do Catete e no Flamengo. O Bloco “Balança meu catete” se concentrará às 15h na Rua do Catete altura do número 227. O desfile iniciará às 18h e seguirá pela Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro e Rua do Catete, até a esquina com a Buarque de Macedo. O término do desfile está previsto para às 21h.

Já o Bloco “Bambas do Catete” ficará parado na Praça do Poeta localizada no Catete entre às 15h e 21h. Um pouco mais tarde desfilará o bloco “Estica do Flamengo” que se concentrará às 17h na Praça Sandro Moreira e iniciará o desfile às 19h seguindo o seguinte percurso: Praça Sandro Moreira, Rua Marquês de Abrantes, Rua Marquês do Paraná, Rua Senador Vergueiro, Rua Marquês de Abrantes e Praça Sandro Moreira.

Centro

Afroreggae

O desfile do Afroreggae ocorrerá no Centro. A concentração está marcada para as 8h de segunda na Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Primeiro de Março, seguindo até a Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, onde encerra. O término do bloco está previsto para as 14h.

A partir das 7h, a Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar ou a Lapa.

Esquema de trânsito para o Afroreggae (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

No momento da dispersão a Avenida Presidente Antônio Carlos será completamente bloqueada ao tráfego.

Barra da Tijuca

Samba de Santa Clara

O Bloco Samba de Santa Clara terá concentração às 8h na Avenida do Pepê com a Avenida Érico Veríssimo e seguirá pela mesma avenida até a altura da Rua Olegário Maciel.

O desfile do bloco será das 10h às 13h, nestes horários os veículos devem utilizar, preferencialmente, a Avenida das Américas e a Avenida Ministro Ivan Lins na ligação com a Zona Sul.

Samba de Santa Clara

A Avenida do Pepê será bloqueada entre 8h e 13h e os veículos serão desviados pela Avenida Érico Veríssimo, Praça Professor José Bernardino, Avenida Gilberto Amado e Avenida Olegário Maciel.

Isbarra

O Bloco Isbarra inicia logo após o término do Samba de Santa Clara às 13h quando se concentrarão na Avenida Lúcio Costa, em frente a Avenida Érico Veríssimo. O desfile iniciará às 15h seguindo pela Avenida do Pepê até a Avenida Olegário Maciel até às 19h.

No momento do desfile a Avenida do Pepê será bloqueada e os veículos que seguem em direção a Zona Sul devem dar preferência à Avenida das Américas.

Terça (28)

Zona Sul

Vagalume O verde

O bloco “Vagalume O Verde” sai no bairro Jardim Botânico. A concentração está marcada para as 8h de domingo na Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. O término do bloco está previsto para às 14h.

Durante a passagem do bloco a Rua Jardim Botânico será bloqueada, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

Os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros. Aqueles vindos da Gávea sentido Botafogo serão desviados para Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo, Rua Humaitá. No sentido contrário o desvio será feito pela Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro.

Proibição do estacionamento

As seguintes vias já estarão com estacionamento proibido desde sexta-feira, dia 24:

• No entorno da Praça Santos Dumont, inclusive nas baias de estacionamento;

• Rua Quintino Cunha, em ambos os lados;

• Avenida Bartolomeu Mitre, ao longo do lado esquerdo do sentido do tráfego, entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

Das 18h de segunda, dia 27 de fevereiro, às 14h do dia subsequente:

• Rua Pacheco Leão, em ambos os lados, entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico;

Outros pontos de atenção

No mesmo dia do desfile do Bloco Vagalume O Verde, outro bloco de relativo impacto desfilará nas proximidades:

A Rocha da Gávea

O bloco A Rocha da Gávea se concentrará na Praça Santos Dumont às 8h e seguirá em desfile pela Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice-Governador Rubens Berardo e termina às 13h no Terminal da PUC. Neste horário os veículos devem evitar circular pela Gávea.

Orquestra Voadora

O Bloco Orquestra Voadora terá inicio no Aterro do Flamengo na altura da Praça Luis de Camões com concentração às 13h. As 15h o desfile iniciará seguindo até o MAM com o término previsto para as 19h.

Durante o desfile do Bloco, o Aterro do Flamengo será bloqueado entre o Coreto Modernista e o Museu de Arte Moderna. Os veículos deverão seguir pela Praia do Flamengo e Avenida Beira Mar.

Empurra que Pega + Sobrinhos do Tio Bio

O bloco “Sobrinhos do Tio Bio” acontecerá no Leblon com concentração às 9h na Avenida Ataulfo de Paiva , esquina com Rua Rainha Guilhermina. O desfile iniciará às 11h seguindo o seguinte percurso: Rua Rainha Guilhermina, Rua Dias Ferreira, Rua Aristides Espíndola e Rua Ataulfo de Paiva até a Rainha Guilhermina.

Também no Leblon, o Bloco “Empurra que pega” acontecerá das 16h às 20h, a concentração será às 14h na Avenida Ataulfo de Paiva, entre Avenida Bartolomeu Mitre e Rua João Lira. O desfile seguirá pela Avenida Ataulfo de Paiva, seguindo até a esquina da Carlos Góis.

No momento em que a Avenida Ataulfo de Paiva for bloqueada, o tráfego será desviado pela Avenida Bartolomeu Mitre. No momento do bloco os veículos devem utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros.

É importante ficar atento às proibições de estacionamento que estarão valendo desde o inicio do carnaval para garantir a segurança dos foliões e a fluidez das rotas alternativas.

É tudo ou nada

O bloco “É tudo ou nada” ocorrerá em Botafogo com concentração às 13h na Rua Humaitá. A partir das 15h o bloco sairá em desfile pela Rua Humaitá, Rua Marques, Rua Capistrano de Abreu, Rua Conde de Irajá e com término às 19h no Largo dos Leões.

Neste horário a ligação entre Botafogo e Humaitá deve ser feita preferencialmente pela Rua Visconde de Silva e Rua Macedo Sobrinho.

Blocos na Glória, no Catete e no Flamengo

Às 12h, o Bloco “Mocidade dependente de Deus” se concentrará às 12h na Praia do Flamengo. A partir das 13h o bloco desfilará pela Praia do Flamengo, Rua Paissandú, Rua Senador Vergueiro, Rua do Catete, Rua Silveira Martins, retornando a origem às 16h.

Quatro blocos desfilarão simultaneamente na terça-feira nos bairros do Catete e Glória, entre às 17h e 22h com concentração iniciando às 15h.

O Bloco Largo do Machado, mas não largo do copo irá concentrar-se no Largo do Machado às 15h e seguirá em desfile a partir das 17h pela Rua do Catete, Arthur Bernardes, Bento Lisboa, Ministro Tavares de Lira, Conde de Baependi, Rua do Catete e Largo do Machado.

Os Bambas do Catete também iniciarão a concentração às 15h na Praça do Poeta, porém o desfile sairá às 19h pela Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro e Rua do Catete até a Silveira Martins.

A Banda da Glória irá se concentrar às 16h na Rua da Glória, altura da Rua Candido Mendes. O desfile será entre 17h e 22h seguindo pelo seguinte itinerário: Rua da Glória, Rua do Catete, seguindo até a Rua Pedro Américo, e retornando pela Rua do Catete e Rua da Glória até ao local de concentração.

Já o ASPA se concentrará na Rua Pedro Américo às 16h e iniciará o desfle às 18h seguindo pela Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro, Rua do Catete e Rua Pedro Américo. O término do desfile será às 21h.

Banda de Ipanema

Entre os blocos de grande impacto na Zona Sul, destaque para os desfiles da tradicional Banda de Ipanema. A concentração será às 16h e o desfile será das 17h30 às 22h em Ipanema.

O desfile do bloco segue pela Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento).

Para a concentração será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 16h.

Às 17h serão interditadas as duas pistas da Avenida Vieira Souto, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão ser desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais. Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.

Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Deverá ainda ser efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.

Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

A proibição de estacionamento para o desfile do Bloco será mantido desde sexta-feira, dia 24, nas seguintes vias:

• Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Vieira Souto;

• Rua Joana Angélica, toda extensão (exceto na baia junto à Praça Nossa Senhora da Paz);

• Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, entre a Rua Tereza Aragão e Av. Vieira Souto;

• Rua Teixeira de Melo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

• Rua Prudente de Moraes, lado esquerdo do sentido do tráfego.

• Rua Tereza Aragão, em ambos os lados.

Centro

Banda das Quengas

O Bloco das Quengas sai na Lapa das 18h às 22h, a concentração será às 16h na Av. Mem de Sá, entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua Carlos de Carvalho. O desfile seguirá pelas ruas: Av. Mem de Sá, Rua Tenente Possolo, Rua Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha e Av. Mém de Sá, até a Rua Carlos de Carvalho.

Zona Norte

Banda do Largo da 2ª Feira

A Banda do Largo da 2ª Feira ocorre na Tijuca entre às 17h30 e 21h, com concentração às 15h na Rua Conde de Bonfim, 25.

O bloco segue pelas seguintes vias: Rua Conde de Bonfim, Rua Haddock Lobo, Rua Campos Salles, Rua Doutor Satamini, Rua São Francisco Xavier e Rua Conde de Bonfim até o nº 25.

Durante o horário do bloco os veículos devem utilizar preferencialmente a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca e a Rua Barão de Mesquita no sentido Centro.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

• Será montada área de lazer na orla do Leblon, Ipanema e Copacabana no sábado, domingo, segunda e terça das 7h às 19h;

• No Aterro do Flamengo será montada área de lazer domingo, segunda e terça das 7h às 19h. Não será montada área de lazer no Aterro do Flamengo sábado;

• Na Rua Joaquim Nabuco será implantada pista reversível somente no trecho entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a av. Atlântica;

Recomendações importantes:

• Utilizar os transportes públicos como ônibus, metrô, trens e barcas;

• Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;

• Sempre que possível, evitar circular de carros pelas regiões onde ocorrerão os desfiles;

• Pedestres devem atravessar nas faixas, em locais semaforizados ou com auxílio dos agentes de trânsito;

• Se possível, os foliões devem se programar e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.

Efetivo

Segundo a Prefeitura, a operação de trânsito durante o carnaval, dias 24 a 28 de fevereiro contará com 900 homens, entre controladores da CET-Rio, Guardas Municipais e apoiadores de tráfego, com apoio de 60 viaturas e 50 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. Além disso, 30 reboques da CET-Rio estarão posicionados para a desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Planos semafóricos especiais serão programados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função do bloqueio de vias para o desfile dos blocos. Serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade