Sagrima capacitará mais de 2mil pessoas no Programa Rumo Certo

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), assinou junto ao governador Flávio Dino, um termo de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), possibilitando a realização de capacitações dentro do “Programa Rumo Certo”.
O programa ‘Rumo Certo’ é uma iniciativa que objetiva o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional do Maranhão. Coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o programa vai oferecer mais de 45 mil vagas para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores penitenciários.
Destas 45 mil vagas, a Sagrima terá duas mil e cem vagas de capacitações, voltadas para os eixos de agricultura, pecuária e pesca, com o objetivo de qualificar esse público, possibilitando a sua volta ao mercado de trabalho.
O secretário da SAGRIMA, Márcio Honaiser, destacou que “Este é um trabalho muito bonito que a SEAP vem fazendo, levando dignidade aos detentos e seus familiares. A SAGRIMA será uma parceira exatamente na parte de capacitação e treinamentos, visando preparar essas pessoas para que elas possam voltar para o mercado de trabalho.”
Inédito no Maranhão, o programa ‘Rumo Certo’ vai ampliar as oportunidades de formação e qualificação de mão de obra, oferecendo cursos de capacitação profissional, alfabetização, pós-graduação e preparatório para vestibulares, totalmente gratuitos, no âmbito dentro do sistema carcerário maranhense. A inciativa inovadora vai potencializar os serviços prestados no ambiente prisional; e beneficiar a sociedade em todos os aspectos.
O programa contará com um moderno estúdio, onde todas as aulas serão gravadas e transmitidas pelas centrais de informática instaladas, inicialmente, em oito unidades prisionais da capital e 18 no interior, na modalidade de ensino a distância. As aulas também serão presenciais nas salas de aula em funcionamento nas mais de 40 unidades prisionais da capital e também do interior do estado.

O Subsecretário da SAGRIMA, Edjailson Sousa, ressaltou que “A parceria que a Sagrima celebrou com a SEAP é muito importante, pois além de ser uma ação de política pública cooperada, ela nos propicia a estar diretamente envolvidos na qualificação desses detentos e na criação de novas oportunidades de vida. Nós estaremos levando cursos e treinamentos que possibilitarão a reinserção no mercado de trabalho e a mudança de vida dessas pessoas.” Disse.
Além da SAGRIMA, estão na lista de parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que ofertam capacitação técnica, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e as Secretarias de Estado da Educação (SEDUC);  de Trabalho e Economia Solidária (SETRES); a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (SEMAPA); a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e o Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (IBRAEMA).

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade